quinta-feira, 12 de agosto de 2010

''Meu filho vai ter nome de santo...''

- Lâmina 1 :



Terça feira, 19h

Marina, para de me encher e engole esse choro, você pode até tentar impressionar meu pai e minha mãe só porque tem 5 anos a menos que eu, mas não vai conseguir. Eu vou te trancar dentro do galpão junto com todos os ratos, baratas e fantasmas, pra você aprender !


Trinc. Chora, aproveita e morre, menina fresca.


Terça feira, 23h

Socorro !!!!Mamããe !!!-[tom de desespero].


-Meu Deus, Marina, o que aconteceu com vc? Marina? Já sei , isso só pode ser coisa do seu irmão. Pedro, porque você fez isso com a Marina??


Mããããe, a Marina pegou minha mochila e por isso eu não vou entregar a boneca pra ela. Ela pode chorar até morrer, tô nem aí. Tranquei ela mesmo nesse galpão imundo, aliás, tudo nessa casa é uma desgraça.



Plaft. Bun. AAAaaaaaaiiii!

-Isso é pra você aprender, menino mal criado.Você ta de castigo: 1 mês sem vídeo game.



Quarta feira, 7h
Pedro, acorda e se prepare para ir pra aula. Meu filho, só um minutinho, preciso conversar com você. Não vou te bater mais, fique tranqüilo. Pedro, você sabe o tanto que é difícil pra mim administrar uma casa sozinha. Você não pode fazer isso com sua irmã, que só tem 6 anos e portanto 5 anos a menos que você, e comigo, que sou sua mãe e luto por vocês todos os dias. A criação que te dou é a melhor possível e não é certo agredir sua irmã e amedronta-la dessa maneira. Você promete que nunca mais fará isso? Então vem aqui, deixa eu te dar um abraço, meu amorzinho.

Desculpa mamãe. Desculpa Nina.






Lâmina 2:


Sexta feira, 20h

Boa noite pai, oi mãe, negócio é o seguinte. Descola duzentos aí porque tenho uma parada pra ir com os amigos.


-Meu filho, não tenho esse dinheiro agora. Deixa sua saída pra depois. É melhor ficar em casa, aproveita e estuda para ser alguém na vida, que nem sua irmã é através da Biomedicina.


Que porra! Vou sair do mesmo jeito e vou arrumar dinheiro com meus amigos.


Sexta feira,22h

E aí mano, bora na avenida Santa Luzia curtir uma adrenalina no meu carro? A aposta ta bem chamativa e eu não tô pra perder. Tá valendo 400 pra quem chegar primeiro.

 
Iiiiiiiiiiiiiirraaaaaaaaaaaa!! Opaaaaaaaaaaaaaaaaa, 400 no bolso!! 200 meu, 200 seu.


Ah, ficou tudo sem graça de novo. Ô Mestre, quanto tá o pacotinho?? Quero 200 reais.


Tá tudo loooooooouco, tudo muito louco. Olhaaa, o que é isso jogado no chão?? Que doido, tem gatilho e umas peçinhas. Deixa eu ver se presta. Trá!


Sábado, 03h

Meus pais acham que eu não sou ninguém. Aqueles velhos duma porra vão ter o que merece. Eles acham que mandam em mim.


Sábado, 04h

Trá! Trá! !.....


Sábado,20h

O Jornal do Santa Luzia informa: F.R.V acusado de matar seus pais após uma saída noturna. Motivo ainda não apurado.



Fico pensando... a situação está ficando cada vez mais complicado, meu caro. A lei da selva está entrando, ainda que timidamente, até dentro de nossos lares. Se os pais não impõem respeito e temor sobre os filhos, eles se agigantam e a criatura vira contra o criador.

Onde tudo isso irá chegar??

Tramita agora o projeto de lei conhecido como a “ Lei das palmadas’’, da deputada Maria do Rosário. Segundo esse projeto, “a criança e o adolescente têm direito a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, no lar, na escola, em instituição de atendimento público ou privado ou em locais públicos.”(art 18a).

Será mesmo que alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente com o próposito de dar a esse público o direito de se levantar contra os castigos domésticos será uma boa ação?? E a autoridade dos pais no lar??

Reflita, meu amigo...

Enquanto isso, fico com a idéia de que nada substitui a autoridade e a força presencial que meus pais me demonstraram desde sempre. Apanhei, chorei, mas aprendi com os meus erros e minhas birras dentro de casa.

     Obrigada papai, obrigada mamãe, pelas palavras bem duras quando em momentos oportunos, pelos olhares fortes nas ocasiões em que foram necessárias. Vocês me bateram com palavras e com gestos, mas nunca me espancaram, nem me maltrataram. Hoje, afirmo com toda a ombridade e segurança: eu tenho um berço de ouro.



“Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não entendem
Mas você não entende seus pais...
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?”
 (Renato Russo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário